segunda-feira, 11 de junho de 2007

ARTES CÊNICAS

Artes Cênicas
Expansão de oficinas e programas culturais traz oportunidades para profissionais

O periódico reconhecimento das riquezas culturais e a maior participação do meio acadêmico na gestação deste Brasil ainda em formação podem ser contemplados no valor, cada vez maior, que se atribui à arte como formadora da cidadania. Este fenômeno pode ser percebido a partir da criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que incluem, obrigatoriamente, quatro formas de expressão artística (teatro, dança, artes visuais e música) nos ensinos fundamental e médio, obrigando o próprio governo e as escolas privadas à contratação desses profissionais de conhecimentos específicos.

O curso de licenciatura em Artes Cênicas tem como procedimento e meta o estímulo à pesquisa e à criação para o ensino do teatro. O objetivo é proporcionar ao aluno as condições necessárias para sua intervenção, de maneira crítica e responsável, no conjunto das práticas éticas, políticas e do saber.

Dessa maneira, incentiva-se sua participação na vida cultural brasileira, seja por meio de atuações em espetáculos públicos, seja pela freqüência a oficinas complementares em diversas instituições. Entende-se a necessidade de maior integração entre ambiente acadêmico e sociedade.

O currículo do curso oferecido no Instituto de Artes (IA) da UNESP, em São Paulo, analisa conteúdos específicos das Artes Cênicas e suas possíveis aproximações com a Educação. Ao longo de quatro anos, passa-se pela teoria e prática da atuação, da encenação e da docência.

Isso inclui um amplo leque de leituras, que vão desde os textos clássicos da tragédia grega ou de pedagogos como Platão, até as manifestações artísticas contemporâneas e seus desdobramentos na sala de aula. O objetivo é proporcionar uma visão ampla do processo de construção do conhecimento do teatro brasileiro, tanto no cenário artístico como no educacional.

Durante o curso, noções de artes visuais, música e dança também são abordadas em sua interdisciplinaridade com o teatro – isto é, estudadas em sua aplicabilidade na cenografia e na caracterização cênica. Os elementos sonoros são analisados em função de sua importância para a expressão vocal e a musicalização do ator. A dança entra como consciência corporal para a composição da partitura do ator, juntamente com a noção de espacialidade.

A aproximação das Artes Cênicas com a Educação se dá tanto nas aulas práticas e teóricas como em espaços específicos para a reflexão do processo educacional. O estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso são obrigatórios.

No campo profissional, o licenciado em Artes Cênicas pode atuar: no exercício do magistério, relativo à educação básica formal (ensino infantil, fundamental e médio, como professor de artes cênicas); no ensino não-formal, pela ação cultural em oficinas artísticas, exposições e workshops; como professor ou "oficineiro" de artes cênicas; e na elaboração, produção e execução de projetos culturais relacionados às artes. Ele pode trabalhar, ainda, como agente cultural em projetos de formação e difusão da cultura, como professor de teatro em escolas profissionalizantes de Artes Cênicas e como pesquisador da cultura e das artes brasileiras.


na UNESP
Seleção inclui exames de aptidão
A constatação da necessidade de atualização dos conteúdos curriculares e práticas artísticas aplicadas à Educação levou o Instituto de Artes (IA) da UNESP campus de São Paulo a reelaborar seus cursos de formação de professores de Artes. Foi implantada, assim, em 2005, a licenciatura em Artes Cênicas. O diferencial entre esta e o curso de Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas está na maior especificidade da primeira e na sua ênfase na formação também criativa do professor de teatro.

Para ingressar no curso do IA, o candidato deve realizar prova de habilidades, além das demais. Nessa prova, será avaliada a capacidade de cognição e imaginação, por meio da interpretação de textos artísticos e teóricos, contidos em bibliografia indicada no Manual do Candidato elaborado pela Vunesp – Fundação para o Vestibular da UNESP.

Nenhum comentário: